A Chama Crioula, tradicional símbolo da semana farroupilha, tem cruzado os municípios da região. Na manhã desta quinta-feira (22) foi a vez de Agudo. Essa é a 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula que iniciou na noite da última sexta-feira (16), em Alegrete. Desde então, percorre as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nem a manhã chuvosa e fria impediu que a Chama Crioula percorresse as estradas do interior de Agudo e mobilizasse a comunidade. Pessoas de todas as idades pararam os afazeres do dia para acompanhar a cena de perto. Cerca de 70 cavaleiros, seguidos da chama acesa, realizaram a travessia. No caminho, o carinho e os cumprimentos de quem esperava pelo momento. Na localidade de Picada do Rio, em Agudo, alunos e professores saíram da sala de aula e, com olhos atentos, acompanhavam cada trote. Jovens, adultos e idosos, muitos deles trajados, foram à porta de casa para não perder nenhum detalhe.
Para o diretor de cavalgada da 14ª Região Tradicionalista, Marcos Andres, mais do que nunca, a chama significa esperança. E a recepção da comunidade têm mostrado a importância desse momento para o estado gaúcho:
– É muito emocionante participar de um evento onde a comunidade nos acolhe. E a comunidade sempre nos acolheu bem. Por isso, nós precisamos transmitir um carinho grande e organização.
Chama Crioula foi acesa em Alegrete
A 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula ocorreu na noite desta sexta-feira (16) e marcou o início dos Festejos Farroupilhas 2024. Com o tema "Pampa Uma Pátria Sem Fronteiras", a cerimônia foi realizada em Alegrete, na Fronteira Oeste. Na ocasião, a chama foi distribuída para as 30 regiões tradicionalistas do estado que saíram em cavalgada. A 14ª Região Tradicionalista, que passa por Santa Maria e cidades do entorno, começou passou por municípios da Quarta Colônia como Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Dona Francisca e Agudo. Agora, se prepara para chegar em Arroio do Tigre neste sábado (24), local em que a chama permanece até a Semana Farroupilha, que ocorre em setembro.
O que é a Chama Crioula
A Chama Crioula é uma expressão da cultura gaúcha, que marca o início dos festejos da Semana Farroupilha e é levada para cada uma das 30 regiões tradicionalistas espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Esse é um dos atos mais importantes, já que significa a abertura oficial das comemorações e representa o resgate do orgulho da cultura gaúcha. Em 2024, a cerimônia chega à sua edição número 75.
– O símbolo da Chama Crioula é família e amizade. É o que a gente conquista. Nós estamos aqui com 10 a 12 crianças e acompanhados da família… esse é o espírito. Somos uma família. E esses dias que estamos juntos servem para renovar as energias. E a amizade que a gente faz no roteiros, não tem preço – afirma Andres, diretor de cavalgada da 14ª Região Tradicionalista.
Leia mais:
- Fogo Simbólico chega a Santa Maria; veja os destaques da Semana da Pátria e dos Festejos Farroupilhas
- Exame veterinário confirma intoxicação por mio-mio em cavalos de grupo que conduzia a Chama Crioula em Rosário do Sul
- Ação entre amigos vai presentear tradicionalistas que perderam cavalos intoxicados por planta nativa em Rosário do Su