Cavalgada que conduz a Chama Crioula cruza a Quarta Colônia

Foto: Beto Albert (Diário)

A Chama Crioula, tradicional símbolo da semana farroupilha, tem cruzado os municípios da região. Na manhã desta quinta-feira (22) foi a vez de Agudo. Essa é a 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula que iniciou na noite da última sexta-feira (16), em Alegrete. Desde então, percorre as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Nem a manhã chuvosa e fria impediu que a Chama Crioula percorresse as estradas do interior de Agudo e mobilizasse a comunidade. Pessoas de todas as idades pararam os afazeres do dia para acompanhar a cena de perto. Cerca de 70 cavaleiros, seguidos da chama acesa, realizaram a travessia. No caminho, o carinho e os cumprimentos de quem esperava pelo momento. Na localidade de Picada do Rio, em Agudo, alunos e professores saíram da sala de aula e, com olhos atentos, acompanhavam cada trote. Jovens, adultos e idosos, muitos deles trajados, foram à porta de casa para não perder nenhum detalhe.

Alunos da escola, que fica na localidade de Picada do Rio, pararam para prestigiar os cavaleiros e tirar fotosFoto: Beto Albert (Diário)

Para o diretor de cavalgada da 14ª Região Tradicionalista, Marcos Andres, mais do que nunca, a chama significa esperança. E a recepção da comunidade têm mostrado a importância desse momento para o estado gaúcho:

– É muito emocionante participar de um evento onde a comunidade nos acolhe. E a comunidade sempre nos acolheu bem. Por isso, nós precisamos transmitir um carinho grande e organização.

Manuela dos Santos Alves, 7 anos, esteve na cavalgada acompanhada do cavalo BabaluFoto: Beto Albert


Chama Crioula foi acesa em Alegrete

A 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula ocorreu na noite desta sexta-feira (16) e marcou o início dos Festejos Farroupilhas 2024. Com o tema "Pampa Uma Pátria Sem Fronteiras", a cerimônia foi realizada em Alegrete, na Fronteira Oeste. Na ocasião, a chama foi distribuída para as 30 regiões tradicionalistas do estado que saíram em cavalgada. A 14ª Região Tradicionalista, que passa por Santa Maria e cidades do entorno, começou passou por municípios da Quarta Colônia como Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Dona Francisca e Agudo. Agora, se prepara para chegar em Arroio do Tigre neste sábado (24), local em que a chama permanece até a Semana Farroupilha, que ocorre em setembro.


O que é a Chama Crioula

Foto: Beto Albert (Diário)

A Chama Crioula é uma expressão da cultura gaúcha, que marca o início dos festejos da Semana Farroupilha e é levada para cada uma das 30 regiões tradicionalistas espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Esse é um dos atos mais importantes, já que significa a abertura oficial das comemorações e representa o resgate do orgulho da cultura gaúcha. Em 2024, a cerimônia chega à sua edição número 75.

– O símbolo da Chama Crioula é família e amizade. É o que a gente conquista. Nós estamos aqui com 10 a 12 crianças e acompanhados da família… esse é o espírito. Somos uma família. E esses dias que estamos juntos servem para renovar as energias. E a amizade que a gente faz no roteiros, não tem preço – afirma Andres, diretor de cavalgada da 14ª Região Tradicionalista.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Maquete virtual desenvolvida pela UFSM permitirá conhecer o interior da boate Kiss Anterior

Maquete virtual desenvolvida pela UFSM permitirá conhecer o interior da boate Kiss

Ação entre amigos vai presentear tradicionalistas que perderam cavalos intoxicados por planta nativa em Rosário do Sul Próximo

Ação entre amigos vai presentear tradicionalistas que perderam cavalos intoxicados por planta nativa em Rosário do Sul

Geral